data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
As cirurgias eletivas estão suspensas em pelo menos dois hospitais de Santa Maria. O motivo é a preocupação das direções com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e medicamentos. O receio é que esses insumos se tornem escassos em um momento em que há muitos atendimentos para pacientes com Covid-19. O aumento de internações por Covid-19 e de casos confirmado na cidade também pesou na decisão de um hospital.
Mapa definitivo não tem alterações, e somente uma região fica com bandeira laranja
No Hospital de Caridade, não há previsão de retomada das cirurgias. O diretor técnico do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, Luiz Gustavo Thomé, defende que a situação é de alerta e comenta que as direções de hospitais estão "extremamente preocupadas".
- Somente ontem (domingo), foram 52 atendimentos a pacientes com Covid-19. Na segunda, até as 14h, foram 56. E deve passar de 140 - conta.
No Hospital da Unimed, as cirurgias eletivas também foram suspensas. Conforme o diretor técnico do Hospital da Unimed, Cláudio Azevedo, as cirurgias eletivas serão suspensas a partir de quarta-feira como medida de segurança. O objetivo é evitar a sobrecarga nos complexos hospitalares da cidade.
Decreto amplia horário de funcionamento para restaurantes e delivery em Santa Maria
_ Temos que ser prudentes neste momento. Não podemos seguir fazendo cirurgias eletivas sendo que estamos com a capacidade bastante elevada. É uma medida de segurança com os nossos pacientes_ destacou o diretor.
Ainda de acordo com Azevedo, a expectativa é que as eletivas retornem no Hospital da Unimed em 5 de janeiro de 2021. No entanto, uma nova reavaliação será feita antes de as cirurgias serem retomadas.
LEITOS DE UTI
A medida, contudo, não é diretamente relacionada com a oferta de leitos de UTI, embora a ocupação seja considerada alta. O Hospital Alcides Brum, anexo ao Caridade, vai abrir mais 10 leitos de terapia intensiva ainda nesta semana. Eles devem ser ativados já na próxima terça-feira. Com isso, o hospital terá 60 leitos de UTI, sendo que 30 serão exclusivos para pacientes com Covid-19. O número total, na cidade, seria, então, de 129 leitos de UTI. Hoje, 105 dos atuais 119 estão ocupados conforme a Secretaria Estadual de Saúde.
*Colaboraram Leonardo Catto e Maurício Araujo